Diaferia Produções

CONSERTANDO FRANK

Espetáculo conta a história de um repórter que, persuadido por um psicólogo, disfarça-se de paciente para conseguir uma matéria jornalística que denuncia um psicoterapeuta que desenvolveu um método de reversão da homossexualidade

Indicado ao Prêmio APCA 2015 por Melhor Espetáculo, Consertando Frank reestreia no Teatro MuBE Nova Cultural dia 30 de janeiro. Texto inédito no Brasil do autor norte-americano Ken Hanes, tem tradução e direção de Marco Antônio Pâmio.

No elenco Chico Carvalho, Henrique Schafer e Rubens Caribé. Iluminação de Fran Barros, trilha sonora de Ricardo Severo, figurino de Naum Alves de Souza e cenário de Chris Aizner completam a equipe criativa de peso.

Marco Antônio Pâmio teve seu primeiro contato com o texto em novembro de 2001, durante o Festival Mix Brasil. “Assisti a uma das três exibições da adaptação para cinema da peça, sem saber do que tratava a história. Fiquei impressionado com a força do texto e abordei o diretor do filme, que estava na plateia, pois na época estava à procura de um novo projeto para fazer como ator. Ele me deu o contato do autor Ken Hanes, que prontamente me enviou o texto original.”

O processo de tradução começou em 2002 e terminou em 2003, mas não foi adiante na época porque “o tema-motor da história soava bizarro, quase surrealista: a existência de profissionais que se diziam capazes de fazer reverter a sexualidade humana”, conta Pâmio. Mas depois de 10 anos, esse assunto – surpreendentemente – voltou à tona.

“Foi quando dirigi uma leitura dele no ‘Letras em Cena’ em 2013, no auge de toda a polêmica envolvendo o pastor Marco Feliciano e outros que compartilham de suas ideias. Aquilo que soava ficção científica dez anos antes estava sendo cogitado como possibilidade real, em termos de projeto de lei. Bom para trazer o texto de novo à tona; triste por constatarmos que os tempos retrocederam no que se refere a esse assunto”, conta Pâmio.

Personagens
Dr. ARTHUR APSEY é um psicólogo conhecido por um método terapêutico de reversão da homossexualidade. Com seu poder de argumentação, acaba seduzindo Frank e colocando suas convicções em cheque.

FRANK JOHNSTON é um repórter free lancer, companheiro de Jonathan. Persuadido por ele, disfarça-se como paciente do Dr.Apsey para destruir sua reputação e, assim, conseguir a matéria jornalística de sua vida. Na corda bamba entre o papel de repórter e o de paciente, ele se torna objeto da manipulação dos dois terapeutas.

JONATHAN BALDWIN é psicólogo e companheiro de Frank. Ex-homofóbico, acabou se tornando um ativista gay e recebe vários pacientes que antes passaram pelo processo terapêutico do Dr. Apsey.

Duração: 85 minutos

Ficha Técnica:

Texto: KEN HANES
Tradução e direção: MARCO ANTÔNIO PÂMIO
Produção: RONALDO DIAFÉRIA E KIKO RIESER

Elenco:
CHICO CARVALHO (FRANK JOHNSTON)
HENRIQUE SCHAFER (DR. APSEY)
RUBENS CARIBÉ (JONATHAN BALDWIN)

Iluminação: FRAN BARROS

Fotos da peça